15 de novembro de 2015

Um novo olhar sobre a chegada do judô ao Rio Grande do Sul

O gaúcho, advogado, especialista em direito civil, e judoca do Grêmio Náutico Gustavo Tanger Jardim realizou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado “O surgimento do Judô no Estado do Rio Grande do Sul: uma análise da década de 1950-1960”, estudo obrigatório, junto à Federação Gaúcha de Judô (FGJ), para que tenha a sua certificação de faixa preta 1º grau (shodan) aferida pela entidade.

O aluno do kodansha Cid Correa Rodrigues Júnior, em sua pesquisa, retrata como o judô aportou de fato no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre. O estudioso apresenta supostas contradições que pesquisadores anteriores publicaram acerca deste tema. Apoiado em documentos, como o deixado pelo falecido Irineu Pantaleão Bazacas, judoca que viveu o período e fora co-responsável por implementos administrativos referentes ao judô gaúcho, Jardim relata a chegada do japonês Takeo Yano e a introdução do primeiro dojô. Ainda, buscou através da metodologia da história oral complementar informações que fosse pertinente à época dos acontecimentos.

Para quem tem curiosidade ou trabalha com pesquisa da história do judô, em especial, a do Rio Grande do Sul, este trabalho é fortemente indicado.

Leia na íntegra acessando o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário